2009/05/13


Como citar a wikipédia em artigos

Sendo uma fonte de informações nova, algumas pessoas sentem ainda uma certa confusão na hora de citar páginas da WWW --- e mais especificamente artigos da Wikipédia --- em seus textos, trabalhos e artigos científicos. Ninguém sabe direito o quê e como colocar na citação...

Pois não se desesperem, amigos! A própria Wikipédia já se preparou pra isso. Existe lá uma ferramenta formidável para ajudar você na hora de citar a Wikipédia em seu trabalho.

É muito simples: ao lado esquerdo do artigo existe uma coluna, que tem no alto a logomarca da Wikipédia. Logo abaixo existem várias caixas com links úteis. Por exemplo, lá você encontra links para o artigo correspondente ao que você está lendo nas Wikipédias de outras línguas. Isso pode ser bem útil, eu mesmo já fui muito na Wikipédia em inglês, achei algo que procurava, e pra descobrir como traduzir simplesmente entrei no link para o mesmo artigo na Wikipédia em português.

Mas voltando ao que importa: em uma dassas caixas, chamada "ferramentas", existe um link chamado "citar este artigo". Ao clicar ali você será transportado para uma página contendo as informações que você deseja, e muito mais. Existem ali também textos preparados automaticamente para citar aquele artigo que você estava lendo, nos mais diversos formatos de citação. O primeiro da lista é inclusive o infame formato da ABNT. Por exemplo, se você entrar no artigo sobre "Citação", e pedir pra ver o "como citar", a citação no formato da ABNT seria:

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cita%C3%A7%C3%A3o&oldid=14502083>. Acesso em: 14 maio 2009


Notem uma característica muito importante desta citação: o URL aponta para a edição específica da página que você leu, e não para a versão atual do artigo. O que causa isto é o "oldid" no fim do URL. Ou seja, você estará citando exatamente o artigo que você leu quando fez sua pesquisa. Se alguém modificou o artigo depois, fazendo por exemplo um vandalismo, isso não vai aparecer nesse link específico citado ali. Por outro lado, correções também não vão aparecer, mas o usuário pode facilmente checar a versão atual pra ver se tem algo novo interessante. Pode até mesmo checar qualquer outra versão mais recente ou antiga.

É exatamente como nos livros, onde citamos edições específicas do livros que usamos. Isto é muito importante porque um dos argumentos mais comuns contra o uso da Wikipédia como fonte "séria" seria a sua efemeridade. Mas quem crê nisso ignora como este fenomenal site funciona, não sabe que todas versões de todos artigos ficam armazenadas para sempre lá, e que é possível fazer citações a edições específicas dos artigos.

E pra quem usa LaTeX, lá tem até uma entrada pra bibtex também. Se você nem sabe o que é TeX, eu recomendo veementemente que dê uma chance a este que é um programa fenomenal, cada vez melhor, muito flexível, e que produz resultados de excelente qualidade.

Agora vocês podem voltar a trabalhar com tranquilidade... Divirtam-se! :)

Wikipédia é o futuro. Mas lembrem-se sempre: não interessa como ou quem você cita, seja a Wikipédia ou qualquer livro ou fonte mais tradicional. O que importa é a ciência, a razão, a lógica, o diálogo, a tolerância, e enfim, a "noção das coisas" como disse Graça Aranha em sua memorável carta a Joaquim Nabuco. A ciência não é apenas um conjunto interminável de textos pomposos escrito por pessoas importantes, citando outras pessoas importantes mais velhas que elas, muitas delas mortas. Ciência é sobre coisas que pessoas como eu e você podemos ir lá, entender, e fazer acontecer.

Nullius in verba é o lema, em bom latim, da Royal Society de Londres. Significa "segundo [as palavras] de ninguém". É o oposto da idéia de que boa ciência precisa de boas citações. Citações deviam ser apenas para permitir ao autor ater-se a escrever em seu trabalho apenas o estritamente necessário, e poder referenciar de forma simples trabalhos relacionados ao que está sendo exposto --- como no caso de artigos que relatam o desenvolvimento de alguma idéia em um longo período. O autor cita quando lê algo de que gosta, e acha perfeitamente admissível, senão recomendável, que o leitor busque ali um complemento a seu texto. Citações não deveriam ser um mero instrumento de retórica, para dar uma aparência mais profissional e competente a seu texto.

No comments: