2009/02/03


World of Warcraft no Linux, com controle dualshock

Ontem finalmente consegui pela primeira ver jogar World of Warcraft, e minha conclusão depois dos primeiros momentos foi: andei desperdiçando minha vida sem estar jogando até hoje!

Quando meu irmão começou a jogar, duvidei que jamais pudesse rodar no Linux, de tão legal que imaginei que seria o jogo. Só que andei descobrindo recentemente que o wine já tá rodando muito bem esses jogos 3d estribados. Nessas férias fiz um esforço pra jogar o Battlefield pelo wine, e fui muito bem recompensado. Após esta experiência positiva, fui procurar saber e descobri que o WoW é até mesmo considerado um dos jogos que roda melhor pelo wine!

Instalei então o wine 1.1.11 pelo apt, e fui no site da Blizzard. Baixei o tal instalador, que me mandou liberar 15GB de espaço. Liberei, e então começou o download... Mandei botar logo o novo Wrath of the Lich King. O DL foi OK, mas infelizmente deu um problema no final da instalação. Procurei na Internet, e descobri que vãrias pessoas já tiveram esse problema, incluindo usuários de windows, o que me deixou mais esperançoso. Mandei então instalar o WoW básico, e aí funcionou. O donwload foi perfeito, limitado mais pela minha rede e HD do que qualquer coisa.

Mandei abrir o jogo, e aí começou o tal update, que é obrigatório. Aí tive um problema... O programa de fazer o update tava muito lento, até tava baixando, mas ocupando muito minha CPU sem fazer nada. Pesquisei na Internet de novo, e vi mais pessoas reclamando desse programa, muita sugerindo inclusive fazer o tal download alternativo do programa de fazer o update. Procurei pelos mirrors aqui e aqui, e eventualmente achei um servidor rápido o bastante (mais de 100kB/s). Rodei o programa do primeiro patch, de 3.0.1 pra 3.0.2, e depois desse o updater começou a funcionar direito, então todos outros updates fiz através dele. A partir daí entrei loguei e já comecei a jogar!

O jogo funciona muito bem, muito rápido. Deve ser o jogo com a melhor relação bonito/rápido que joguei na vida.

Agora vem a parte mais legal de todas. Como jogo num notebook, no escuro, é muito difícil ver as teclas no teclado, e usar o touchpad. Fiquei logo com vontade de tentar jogar usando meu "joystick", ou "gamepad", ou controle dualshock. aí descobri de novo na Rede que o WoW não suporta joystick nativamente!... Ainda li que tem uma empresa aí vendendo um programinha pra deixar você ligar seu controle de xbox no computador e jogar...

O que eu fiz? Simplesmente instalei o fantaśtico driver "joystick" do X, que deixa vc usar o controle como mouse ou teclado, associando do jeito que quiser!!... Já estou no fine-tuning. Aqui vai a minha configuração atual:


...
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
InputDevice "Mouse0" "CorePointer"
InputDevice "joy0" "SendCoreEvents"
...

Section "InputDevice"
Identifier "joy0"
Driver "joystick"
Option "Device" "/dev/input/js0"
Option "MapButton1" "key=0x0031"
Option "MapButton2" "key=0x0032"
Option "MapButton3" "key=0x0033"
Option "MapButton4" "key=0x0034"
Option "MapButton5" "button=1"
Option "MapButton6" "key=Control_L"
Option "MapButton7" "key=space"
Option "MapButton8" "button=3"
Option "MapButton9" "key=0x0079"
Option "MapButton10" "key=0x0063"
Option "MapButton11" "key=0x0036"
Option "MapButton12" "button=3"

Option "MapAxis1" "mode=accelerated keyhigh=Right keylow=Left"
Option "MapAxis2" "mode=accelerated keyhigh=Down keylow=Up"
Option "MapAxis3" "mode=none"
Option "MapAxis4" "mode=relative axis=x"
Option "MapAxis5" "mode=relative axis=y"
Option "MapAxis6" "mode=accelerated axis=x"
Option "MapAxis7" "mode=accelerated axis=y"

EndSection

...