2009/01/06


Tirando poeira da velha maquininha (ou: brincando com meu TK85)

Estou de férias na casa dos meus pais. Revendo aqui minhas raízes... Entre elas, revi o primeiro micro que jamais usei (acho que era o segundo que meus pais já tiveram), um TK85.

TK85 era o "genérico" brasileiro do britanico Sinclair ZX81. Uma maquininha baseada no Zilog Z80, com uma ROM com um interpretador de BASIC. Tem uma saída pra TV (P&B), entrada prum tal joystick gambiarrado, e portas de áudio pra usar um toca-fitas (K7) pra carregar e gravar "arquivos".

Antigamente as coisas eram feitas pra durar, né. Com o carregamento de arquivos é via áudio, dá pra simplesmente usar a placa de som pra substituir o toca-fitas!... Se fosse baseado em RS-232 ou porta paralela, nem tinha jeito de fazer nada. Mas com a placa de som dá pra entrar na Internet num computador "normal", converter o arquivo pra um arquivo de som, e carregar os programas no TK85.

Pra gerar o arquivo de áudio eu usei o tal p2raw que vem nesse pacote aqui: http://www.xs4all.nl/~odemar/zx81/zxtools.zip

Arrumei depois uma coleçao de joguinhos e programas por aí também, tem coisa tipo biorrítimo, e programa de adivinhar um bicho que voce pensar fazendo perguntas, essas coisas, todos "clássicos"...

Enfim, aqui tem uma foto minha jogando tetris no TK85, ligado numa TV modernosa. Esse jogo nao é "da época", foi feito recentemente pelo autor desse emulador.



É isto aí, diversao de férias da melhor espécie!... Eu vou tentar agora fazer um joystick pra mim. Outra idéia é ligar umas baterias no TK85 e deixar ele "sem fio".

2 comments:

Narcélio Filho said...

Tempo bom que não volta mais! Ah, bom nada... nem Internet tinha... `;^)

Mas bem que eu queria saber que fim levaram minhas fitas com meus primeiros programas... `:^(

Agora só falta você botar a AQUARiUS no ar de novo! `:^)

NIC1138 said...

Não tinha Internet, mas por exemplo, diz que tinha programa de rádio em que o pessoal transmitia joguinhos! Aí era só gravar na fita, e créu. Esse tipo de "broadcasting" ainda é um sonho remoto na Internet...

Eu nem sei se tenho fitas pro TK... Tinha algumas do MSX, e tenho cartuchos prum micro Atari 800! =)

A aquarius volta pro ar assim que eu conseguir organizar meu apartamento novo, e re-ativar meu desktop! :] (Eu perdi meu monitor! :( )