2008/09/30


Baixa és tim má

Vivemos num mundo dominados pelos "homem de negócios". Pessoas que deixam o Donald Trump satisfeito, "correndo atrás" das grandes mamatas. Essas pessoas me fazem morrer de raiva todo o dia umas três vezes pelo menos, quando detecto que alguma de suas sábias decisões tornou o mundo um lugar pior de se viver, na minha modesta opinião. Ou na minha modesta existência de ser humano menos importante do que os outros, que não habitam como eu aquele lugar temível: o rabo da gaussiana.

A última decisão destas bestas odiosas foi a seguinte: na excitante parceria TIM - Asus, a empresa está vendendo aparelhos da outra já com uma porção de vantagens extras. Vem num pacotão um eee pc, um minimodem e um plano da TIM pra você usar esse computador com acesso ilimitado através da rede de celular desta.

Achei muito legal essa promoção. Em primeiro lugar porque isso vai desafiar aquela empresa suja que tomou de refém esta cidade: a vex. Outra criação malignamente maquinada pelos tais "homens de negócios", os mentores sinistros de um plano diabólico para infernizar a MINHA vida e dificultar MEU acesso (e de outros ciganos eletrônicos) a redes wi-fi nos estabelecimentos comerciais da cidade...

Em segundo lugar, porque adoro o eee pc. Estou louco pra ter um. A de 7 polegadas mesmo, velhinha, com pouca memória, que seja. Essa máquina me deixa muito mais entusiasmado do que qualquer macbook ou iphone.

...E uma das razões da minha simpatia pelo eee, (de forma alguma principal razão, já que minha avaliação primeira é do hardware) é que a ASUS lançou ele pensando em rodar Linux. Usaram Linux sem nenhum receio, sem pudores desnecessários... Simplesmente foram lá e fizeram a máquina do jeito como tem que ser, com liberdade, sem o temor bizarro que levam as pessoas a insistir em lançar a máquina com aquele selo de aprovação da Micr_soft: "designed for wind*ws".

Parem pra apreciar um pouco isso, gente... Selo de aprovação. Quantos produtos, objetos você vê no seu dia-a-dia que contém um "selo de aprovação" de uma empresa? Uma coisa é controle de qualidade da empresa, outra é fiscalização do governo, ou outras entidades, e.g. de proteção do meio-ambiente. "Selo de aprovação" que nem esse do Bibill é diferente. Só que se você vê um selo de aprovação do George Foreman numa grelha elétrica, você acha engraçado. Mas por algum motivo quando se trata de computadores e notebook, as pessoas pensam diferente, elas exigem a porcaria do selinho de aprovação do Bill Gates...

Bom, a Asus se permitiu fazer uma máquina sem pensar nisso a princípio, fazendo simplesmente uma máquina sem ter em mente já a venda casada. E a máquina era linda.

Aí começaram a comprar, e a tascar lá o wiuqomz XP por causa das inúmeras necessidades incontornáveis que elas têm em suas vidas, e que as prendem de forma irredutível a este SO... O que eu posso fazer? Ajudo as pessoas a experimentarem alternativas o quanto possível, mas se um cara optou de vez, vai lá e instale, oras, não tenho nada com isso. Aproveite que a máquina não foi "designed for Linux", e que computadores são estes dispositivos incrivelmente versáteis e flexíveis, onde se podem tentar instalar diferentes SOs.

Aí entra o homem de negócios. O homem de negócios reparou que aqui no Brasil só "pega" windows. W1nd0w5 XP. Ele sabe que todo mundo quer o eee, e quer com o tal miupoms xp. Aí faz contactos, troca cartões de visita, ligações de blackberry, transmite planilhas do celular, e tals. Aí criam o plano: vender esse produto novo, com menos empecilho o possível. Bota o sistema que "todo mundo combinou usar só esse" pra pegar a maior fatia do bolo, e deixa o resto do bolo morrer de fome, paradoxalmente.

Estou me referindo aqui a uma questão muito bem retratada por Raulzito. É o lance do sapato número 34. Eles decidem que, pra facilitar a vida deles, tem que ser tudo igual, tem que ser uma configuração só de computador pra reduzir custos de coisas como manutenção, atendimento das pessoas, distribuição, etc etc etc. (Muitas vezes defende-se isso dizendo que é uma indispensável economia de escala, e que assim ajuda a levar o serviço a mais pessoas, e se não fosse isso, ah, aí seria elitizado...)

Aí então lançam o super lindo pacote: Asus eee pc com minimodem, plano da TIM e WIND*LS XP instalado. E não existe alternativa! Vejam bem, este é que é o ponto. Não queria que fosse monopólio de Linux, mas sim que vendessem a máquina, e o plano, mas facilitassem pra que se use a máquina e o serviço com o software que o usuário desejar.

Tem uma coisa que acho engraçado é como que o Windonz aparece como intruso nessa história toda. O eee vem (vinha?) tradicionalmente com Linux, então não é de se esperar ver o XP assim fácil. Mas a TIM só anuncia como sendo uma parceria apenas "TIM ASUS" e não "TIM ASUS Maicownosoft"... Porque o terceiro parceiro não é explicitado, se a campanha toda dá uma super atenção pro fato da máquina vir com esse sistema produzido por eles, e que teria um grupo de usuários super fãs de olho nele?

(Eu digo um motivo pra isso. Eles gostam de dar a impressão que o sistema operacional é uma coisa tipo o processador ou um pente de memória RAM, um verdadeiro "componente"... Eles só se identificam juntos da Intel, mantendo a famosa dobradinha vencedora.)

***
Isso poderia ficar por aqui, só rotineira raiva da máquina só ser oferecida com Windogs, mas não. Mas eles não se contentaram dessa vez em simplesmente erradicar a idéia de um sistema diferente daquele com selo de aprovação do William Gates terceiro, que não é à toa que é o homem mais rico do mundo. Não, dessa vez eles resolveram que além de simplesmente tomar as santíssimas decisões de negócios, eles iriam FALAR MAL de Linux. Iam CACETAR. Olha o tipo das coisas escritas no site da TIM:

O netbook vem com o dobro de memória RAM dos netbooks ASUS EeePC 701 comercializados no mercado, vem com Windows XP ( versus Linux do original ) e com o mini modem incluído.


O dobro de memória RAM, pra quem não sabe, é que de outra maneira o Ruíndolls não ia rodar nem a pau. Mas a questão aqui é outra: Eu pergunto: quem escolheu, e o que exatamente estava pensando, quando colocou a palavra "versus" ali em cima? Não é uma palavra meio forte? (Nada é mais importante aqui nesse blog do que chamar a atenção a este tipo de coisa, o uso de palavrinhas específicas nesse tipo de texto publicitário mais elaborado, encharcado de retórica.)

3. Por que o valor do modelo EeePC comprado na loja da TIM é mais alto do que os vendidos nas redes de varejo, que custam em torno de R$ 1 mil?
O modelo EeePC oferecido em parceria com a TIM conta com memória de 1GB, enquanto os demais possuem apenas 512MB. Para esta oferta, o sistema operacional do equipamento é o Windows XP, que apresenta mais recursos do que o Linux implantado no outro modelo. Além disso, a oferta do EeePC adquirido nas lojas TIM inclui o minimodem USB no pacote de dados TIM Web Ilimitado, com velocidade de 1Mbps.


Sinceramente... "apresenta mais recursos"!? Que babaquice. Que coisa superficial, puramente agressiva e desprovida de substância. A que recurso se refere? Será o clipinho animado que auxilia os usuários de word a executar os wizards pra fazer coisas complicadas? Ou será a capacidade de ler os formatos de arquivos proprietários e cheios de segredinhos da Microshoft? Ah, talvez o recurso de aleatoriamente te jogar numa tela azul de GPF, igual o iPod shuffle clama deixar sua vida melhor tornando-a mais imprevisível.

Wimdons sempre vai apresentar mais recursos, porque o software proprietário é difícil de ser portado pra plataforma Linux, (talvez com o wine, mas eu não mexo com isso). Existem obstáculos tanto técnicos quanto legais. Enquanto isso programas livres e abertos podem ser portados bem mais facilmente pras plataformas proprietárias. Assim é natural que existem "mais recursos" do lado de lá das janelas.

Mas quem é que quer saber de "mais recursos", gente? Você tem que se questionar sobre isso. O que importa é ter os recursos que você precisa, oras. Eu pessoalmente preciso de emacs, gcc, octave, python, mozilla, elinks, zsnes, gimp, bitlbee, bitchx... Ah, e APT pra baixar todos esses pacotinhos!... E atualizar os tais "recursos". É uma lista que fiz pensando no que uso no dia-a-dia, diferentes pessoas farão diferentes listas.

Cada um cada um. Questione-se!... Saiba que cada um você é. Não pense em "número de recursos", quanto mais melhor, mas sim em atender o que você requer.

É que nem TV a cabo. Falar em número de canais é enganoso, na prática tem poucos canais com que você realmente importa, e que você realmente vai ver, ou vai vir a gostar. Claro, você os tem que ter à disposição pra vir a conhecer, e eventualmente mudar de opinião... Mas tem gente que já conhece bem seu gosto geral.

Bom, chega. Só informo ainda que o enviado do capeta que vem encarnado na máquina da TIM trata-se do "Sistema Operacional Wi***ws® XP Home Original", e que existem várias "funcionalidades" oferecidas pela máquina, como microfone, USB, wi-fi e "áudio de alta definição" (???). Outra funcionalidade anunciada é:

Instalação de softwares corporativos padrão W*ndo**®


Que blábláblá, "softwares corporativos". Leia-se: triunfo do tomaládácá dos homens-de-negócios.

Falam em "padrão" como se fosse POSIX. Não se compara, desculpem.

No comments: