2008/07/03


Banho de Descarrego

Uma das bandas mais fodas do mundo deve ser o Discharge. Os caras tem um som muito louco, que influenciou várias pessoas, único, pesado e animadão ao mesmo tempo...

No mundo do punk rock existe uma certa briga, que existe em vários outros movimentos (contra-)culturais por aí. Por um lado tem pessoas que se preocupam só com a música, e em se divertir. Por outro tem as pessoas engajadas, preocupadas com discutir política e sei mais o que, preocupadas com as infames "mensagens" das músicas.

O Discharge deve ser um raro caso capaz de agradar a todos nesse sentido. Tava aqui agora ouvindo uma música que me chamou a atenção, "Death Dealers". Tem um baixão violento, solinho cretino, e a letra tem uma hora que o cara termina a frase dando um daqueles gritos incompreensíveis. Tem ainda a palavra "developing countries", o que me chamou muito a atenção por viver em um.

Fui então procurar a letra, e caí num desses sites cheio de anúncio. A letra é tão pequena (como é comum com o Discharge) que eu achei que fosse um texto de um anúncio, perdido ali no meio daquele monte de marketing. É legal porque é um assunto importante, mas abordado de maneira direta, curto e simples:

Britain among others deal in death when selling arms to developing countries
To developing countries they sell death
Where there is urgent need for medical programmes


Não tem o que discordar, debater. É isso aí, um hai-kai político. Não é discursinho, é a coisa real! E tem muito menos palavras do que gastei falando sobre a tal letra!

E a galera pogando.

***

E sobre os anúncios, recomendo Ignorance:

Propaganda On The T.V.
Propaganda In The News
To Keep U s All Divided
To Keep Us All In Line

Your Ignorance Is
Ignorance Is Their Bliss

Slaves By Your Own Compulsion
Puppets In A Playing Hand
Slaves By Your Own Compulsion
Puppets In A Playing Hand

No comments: