2008/06/11


editor de textos de ouro

É de conhecimento geral meu gosto por certos programas como TeX, usar linguagens como C++, BASH, Flex, Prolog. Isso tudo nem tem muito a ver com ser livre ou não, ou com o poder dos interpretadores, ou qualquer coisa "capitalista". Tem a ver com o fato dessas coisas se integrarem muito bem com editores de texto, ao invés de dependerem de interfacezinhas gráficas cheias de botozinhos de vários tipos, scrolls enigmáticos, orelhas etc.

Tem várias coisas que você pode fazer uma vez que seu trabalho dependa não de uma estrutura de dados abstrata a que você tem acesso por uma interface, mas sim de um arquivo sendo editado dentro de um edito de texto. Por exemplo, você pode fazer buscas e substituições não só em conteúdos de texto de objetos, mas mesmo em comandos. Como você faz no M$oft word (ou openoffice que seja) pra substituir todos itálicos de seu texto por bold? (Talvez não seja um bom exemplo, mas dá a idéia.)

Olha aqui outro exemplo do tipo de coisa que você faz dentro de um editor de textos. Também não é um exemplo de uma coisa útil, mas é sem dúvida algo divertido!



Eu saí dividindo as janelas do emacs formando o famoso desenho da espiral que se faz pra mostrar as propriedades da proporção áurea! Não foi automático, ainda.

Você vai me dizer: “pô, Nicolau, e exemplo de coisa útil de verdade, não tem?” Quando eu tiver eu mando, mas a diversão tem prioridade. Isso de ser “sério” é uma tola ilusão...

2 comments:

nf said...

O MICROS~1 word é um lixo, mas ao menos substituir texto formatado ele faz sim... `:^)

E que bom que você voltou com os posts curtos e legíveis! `:^P

Nicolau said...

Hein?? E como faz?...

E substituir o formato, cor, tipo e tamanho?

Agora uma boa, e substituir o estilo de um texto sem alterar a CaiXa?... Essa é bem específica!!...

***

Quanto aos posts, posso fazê-los curtos porém metafóricos?? ;)