2008/04/08


Fantástica fábrica de chocolates de silício

Um grande exemplo do que eu andei falando sobre como as empresas gostam de “encapsular” seus produtos, fingir que eles não são produzidos por seres humanos que vão lá, trabalham e criam aquelas coisas, mas sim que são produtos que surgem por um processo meio mágico. A síndrome de Clarke: “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistignuível de magia”, etc.

Num anúncio de notebook passando no canal Sony, o locutor fala assim: “este é um computador normal. Um dia um funcionário nosso teve uma idéia... E se colocássemos, isto, e aquilo, e fizéssemos essas coisas legais... Este é nosso computador novo... No nome deste nosso funcionário é... a criatividade!...”

Tá aí!... Quem desenvolve computadores não são pessoas, é “a criatividade”, tal como um deus politeísta.

A diferença é que na mitologia grega vc tinha musas (como poderia ser uma “musa da criatividade”) que inspirava pessoas, ou tinha por exemplo um Prometeu que roubava o fogo pra levar pros humanos. Tem heróis que fazem as coisas. Isso que eles tão propondo é um mundo em que as pessoas se disfarçam de deuses-de-Oz que fornecem de graça um maná maravilhoso pro seu povo escolhido.

No comments: