2008/01/07


Estaduzunidificando Einstein

Eu travo uma luta solitária contra o endeusamento de Albert Einstein, e seu tratamento como pop-star e ícone único da ciência.

Outro dia peguei pra ler um pedaço duma biografia dele que saiu. Achei bacana, e me fez pensar se às vezes não pego um pouco pesado demais com o velho Beto.

Eu gosto de meter o malho nele seguindo minha teoria de que ele e Newton possuíam um mau-hábito (vício?) de escrever mal, e ainda não dizerem bem de onde tiraram suas idéias, e enfim, não se importar com toda a parte "social" da ciência, criando uma imagem de serem gênios inescrutáveis ao serem cientistas desajeitados.

O livro me fez ver um pouco que no caso do Einstein, além dessa questão do gênio inescrutável, existe ainda uma outra coisa, que é o lance pop-star, que é separado. É o lance Marilyn Monroe/Elvis... Aí que reparei que é MAIS Marilyn Monroe/Elvis do que parece. É mais forte, porque na verdade Einstein passou por todo um processo de estaduzunidificação quando ele foi pros EUA devido à WWII!

Apesar de já ser meio que perseguido pela imprensa ingênua e sensacionalista desde quando foi pros EUA lá pros anos 1930, a famosa foto dele mostrando a língua é de 1951. Todo o espírito que depois veio a criar os mencionados ícones pop já estava lá. Essa coisa que as pessoas tem com o Einstein tem muito a ver com isso, portanto, e essa minha coisa com o Einstein tem a ver com essa raiva que eu já tinha com isso. Mais uma vez, duas idéias que eu tinha que são na verdade uma só. A melhor coisa do mundo é descobrir que dois certos conceitos são na verdade o mesmo! :)

No comments: