2006/09/18


Carteira de identidade e inocência presumida

...Discutindo sobre a tal lei dos cybercafés, alguém me perguntou: "você sabe pra que serve carteira de identidade?"

Vamos lá, existe o registro do cidadão, OK, mas isso é outra coisa. Nós tamos falando aquela carteirinha que todos nós TEMOS que levar conosco o tempo todo... Pra que serve aquilo?

Até onde eu sei, se vc não estiver com a sua carteira, os X9 podem te levar pra canolândia... É interessante que de certa forma, a carteira é sua condição para ser tratado sob o tal princípio da inocência presumida. Se vc tiver sem carteira, ocultando sua identidade, o Estado não presume mais sua inocência e te enquadra nas base de que "se ele não quer me dizer quem é, alguma ele deve ter aprontado!"


Cidadão sem carteira é suspeito, cidadão sem carteira e correndo, é obstrutor da justiça!

Apesar disso tudo, não sou contra essa lei da carteira de identidade (que eu nem sei direito como é mesmo)... Acho que sou a favor, mas não tenho medo de falar abertamente que se trata de uma violação desse princípio tão elogiado e tão pouco praticado!...

No comments: