2007/01/23


Porque eu não quero assistir o tal Borat

(quase todas a informações a que eu me referir nesse post foram retiradas da wikipédia, vá lá dar uma foleada antes e ilustre-se, pra vc não aprender através de mim, e depois não ficar achando que eu sou foda porque eu sei tudo isso aqui que eu vou falar)

Vi hoje o trailer lá do falado Borat...

Tipo, porque o sujeito resolveu pegar no pé especificaemnte do Cazaquistão?!... Que sentido isso faz?

Diz que antes ele fez personagens parecidos, mas seriam de países um pouquinho mais próximos.

O engraçado é que esse filme apareceu pouco depois de eu dedicar um certo esforço em aprender (pela wikipédia) um bocado sobre os países do oriente médio e central (e África, e antártida, todo o mundo na verdade), além das culturas, etnias, etc e etc de lá...

Tipo, o que me incomoda é que os preconceitos a respeito do cazaquistão me parecem (claro que não sou nenhum especialsita, longe disso) um bocado longe da realidade. Me parecem assim que não são sequer fundamentados em algum tipo de preconceito aos próprios cazaquistanezes!!... O cara simplesmente resolveu que lá são uns caipiras bizarros, anti semitas e machistas, e pronto!... E ainda fala como se lá tivesse roalndo uma ditadura tenebrosa, como assim!?!?

Se ainda fosse o Afeganistão (acho até que ele usou em outro personagem), ou talvez o Turcomenistão. Lá sim tá rolando uma ditadura meio escrota, mas mesmo assim não acredito que se compare com o Saddam em seu período mais negro, ou Kadafi, Fidel ou o que for (sei lá como escreve esses troços.. sou um branco sujo)

O Cazaquistão é um pais muito pouco povoado, que recentemente recebeu populações de muitos lugares, levados pra lá pela União Soviética.. . Hoje é um país muito multi-cultural!!... As últiams eleições foram um pouco criticadas, mas não li ainda nenhuma grande denúncia de ditadura... :/ Enfim, fiquei com uma boa impressão do Cazaq, e de repente aparece esse sujeito falando esse monte de merda!?!?...


Qual é a intenção? É tipo revelar a hipocrisia dos americanos ignorantes lá que não sabem anda sobre o Caz?... Ou é ignorÂncia da parte dele mesmo? Onde está a graça? Na ignorÂncia dele, na ignorância dos americanos, ou na pretensa ignorância dos cazaquistanienses? Ou é na minha? De onde decorre o efeito humorístico do skit?


Li uns trechos de entrevistas (é, na kikipédia, adivinhou!) e o cara parece bem intelectual, articulado... Então qual é a dele afinal?


Agora vem a segunda parte... O cara é judeu.

Sabe quem eu acho que le parece?? Parece aquele cara do South Park, que fica falando "hahaha, eu sou gay, então eu posso fazer piadas de gay, você não". A cada momento me sinto mais certo de que é isso!!


Diz que tem uma cena duns ciganos fazendo coisas humilhantes. Qual é a idéia?? O comediante judeu americano dá dinheiro pra ciganos serem humilhados em cena por um pretenso (falso) caxzaquistienês... Cadê o imperialismo nessa história toda, hein?

E o lance de que a maioria das coisas que o cara fala são polonês e hebraico? Porque isso? É pra revelar a ignorância dos ocidentais americanos que não sabem a diferença entre poloneses, judeus e cazakikiszes? Ou é ele que não vê a diferença? Ou realmente não há diferença?

Então me parece que no final é um cara SENDO ignorante e preconceituoso, fingindo fazer piada em cima da ignorência de uns e preconeito e discriminação de outros. E ainda se cercando de proteções e jsutificativas morais aparentemente inquestionáveis por todos os lados.



Fiquei com uma sensação muito poiro do que ao ler aquele artigo babaca da falada revista Piauí sobre a Moldávia / Moldova.

No comments: