2008/07/02


Difundindo Gauss

Comentário meu num blog aí.

É mesmo impressionante esse resultado: que a difusão do calor em um corpo ao longo do tempo pode ser calculada pela convolução da distribuição inicial por uma curva gaussiana. Quando você faz um "gaussian blur" numa imagem, você tá fazendo isso: simulando a difusão daqueles valores de intensidade de luz por toda imagem, como se fosse calor, ou algum perfume, coisas do tipo.

Eu achei tão doido quando estudei isso, que fiz um trabalho de Transporte de Massa simulando a difusão do calor emitido por um transistor sobre um dissipador. Tem até uma animação super bacana, quando encontrar eu coloco aqui...

Eu lembro que na época até pedi ajuda pra um professor da matemática, pra provar que era isso mesmo, mas nem lembro qual era minha dúvida exatamente... :)

No comments: