2008/01/26


Testando a M-Audio Fast Track Pro

Assim como fiz com uma "placa" de som Sound Blaster Audigy externa a uns tempos atrás, hoje eu medi a função de transferência da M-Audio Fast Track Pro que meu irmão comprou.

Usei o método do time-streched pulse com 2**14 amostras, 44100 amostras por segundo, curva "otimizada" a partir da fórmula original do Aoshima (eu acho, peguei um programa velho meu, sem comentários :D)

(((O programa pra gerar o sinal, só por referência, é:

N = 2**14;
m=4410;
f = [0:N/2]';
AA = exp(i* ( f*2*pi*(N/2-m)/N +4*m*pi* f.**2 / N**2) );
A = [AA; conj(AA(end-1:-1:2))];
a = real(ifft(A));
)))


A função de transferência completa mostra uma cara boa...


Notem que esse final tem um aspecto mais "arredondado", bem diferente de um filtro "teórico" com uma queda de x Db/década. É pq tb é uma ordem muito alta... Eu plotei em log-log e não teve graça nenhuma.

Aqui é um zoom nas altas freqüências:


É bom lembrar que o mais importante não é garantir boa reprodução em altas freqs, mas sim atenuar o máximo possível antes da freqüência de Nyquist. No design eles devem considerar só que é preciso manter a região plana até uns 20kHz mesmo, e os 2k é o espaço que nós temos pra reduzir de 0 a -100 dB...

Aliás, notem que não chegou nos -100dB não hein!... Tá mesmo é bem feinha essa região na freq de Nyquist... Gostaria de fazer uma medição mais rigorosa, e ter certeza de se é a placa mesmo que tá permitindo um bocadinho de aliasing ali, ou se é meu método que não teve poder o suficiente pra ver como é mesmo.


Agora a região de baixas freqs... Nada demais, curva bem bonitinha...


Agora o mais interessante de sempre, um zoom na banda de passagem, mostrando bem o "ripple"!...


Acho que a variação máxima dos ripples foi coisa de 0.1dB, e ainda tem uma certa elevação ali no meio do caminho... Pra comparar, aqui vai o gráfico que eu fiz uma vez da func de transferência da Audigy do CEFALA.

A Audigy tb tem essa deformação lenta, além do ripple, só no caso dela é estritamente decrescente. E o ripple tem mais pontinhas, imagino que seja um filtro de ordem maior. A impressão que eu fiquei é que o ripple da Audigy é mais freqüente e de menor amplitude, mas a variação "lenta" é mais intensa (varia mais).

Por fim, a resposta a impulso estimada... Apaixonei! Tem cara de sinc mesmo!... Outra coisa que gostaria de medir com mais rigor algum dia.

No comments: